Funções agrícolas da motosserra: como instalar roçadeira e fumigador
- Débora Santos
- 11 de nov.
- 3 min de leitura
A motosserra pode ser utilizada para diversas funções agrícolas, veja como instalar roçadeira e fumigador cuidados necessários

A motosserra é movida a eletricidade ou gasolina, usada para cortar árvores e diferentes tipos de madeira. Entretanto, há diferentes implementos que podem ser acoplados a ela, adaptando-a a diversas funções. Na agricultura, essa versatilidade torna a motosserra um equipamento útil para atividades como cortar grama, pulverizar substâncias anti-praga, perfurar solos ou até cortar materiais mais duros. Essas ferramentas otimizam o trabalho no campo e reduzem o tempo gasto com tarefas manuais.
Entre outros artefatos utilizados na agricultura, estão a roçadeira, que auxilia no corte de capim e na limpeza de áreas de cultivo ou pastagem, e o fumigador, utilizado para aplicar defensivos agrícolas e controlar pragas nas plantações. Para adaptar esses materiais à motosserra, é necessário remover a corrente e o sabre e, em seguida, conectar o dispositivo ao motor. É importante que quem estiver utilizando a ferramenta esteja com o equipamento de segurança completo: óculos de proteção, capacete com protetor auricular, protetor facial, calça de proteção, blusa de manga comprida, luvas e botas de segurança, dados os riscos de seu manuseio.
Como conectar implementos à motosserra
Cabe mencionar que, para acoplar implementos à motosserra, esta precisa ser do tipo multifuncional, e os aparelhos a ser instalados, compatíveis ao seu modelo, visto que o uso de peças inadequadas pode causar danos ao motor e gera alto risco de acidente.
Antes de iniciar a adaptação, necessita-se verificar se o aparelho está desligado e desconectado da fonte de energia – ou com o motor frio, se movido à combustão. Feito isso, é possível começar a acoplagem em segurança.
Para efetuar a conexão desses instrumentos, a primeira coisa a ser feita é remover a tampa lateral da motosserra com a ferramenta adequada. Em seguida deve-se retirar a corrente e o sabre, de modo que nenhuma peça fique solta no alojamento do pinhão.
Roçadeira
A roçadeira é um equipamento projetado para o corte e manejo de vegetação em diferentes tipos de terreno. Seu funcionamento baseia-se em um sistema de lâminas ou fios de nylon, que executa movimentos de rotação em alta velocidade, permitindo o corte uniforme de gramíneas, arbustos e plantas de pequeno porte. Existem diferentes modelos e potências de roçadeiras, variando conforme a finalidade. Além disso, diferentes tipos de lâmina podem ser acoplados a ela, conforme a necessidade de corte ou tipo de material vegetal.
Como adaptar a roçadeira a uma motosserra
Desligada a motosserra e desconectada da fonte de energia – ou com o motor frio —, e removidos o sabre e a corrente, o eixo da roçadeira deve ser encaixado no eixo de saída do motor da motosserra, alinhando as ranhuras e o pino de travamento. A fim de evitar vibrações excessivas, o acoplamento precisa estar firme. Depois, é importante confirmar se o cabeçote da roçadeira (lâmina metálica ou carretel de nylon) está devidamente fixado e balanceado, pois seu desalinhamento pode comprometer o desempenho do aparelho e a segurança de seu instrumentador.
Antes de utilizar o equipamento, ele deve ser testado em baixa rotação. Se o eixo estiver girando sem vibrações anormais, está pronto para ser utilizado, caso contrário, é necessário averiguar se há alguma peça mal encaixada.
Fumigador
O fumigador possui a função de aplicar de forma controlada substâncias químicas através de uma névoa com o objetivo de eliminar ou repelir pragas e insetos, principalmente em ambientes de plantio. O aparelho converte o líquido anti-pragas em partículas finas que se dispersam de maneira uniforme pela superfície tratada. O fumigador também reduz o desperdício de produto e potencializa seu uso defensivo, contribuindo para maior eficácia no manejo integrado de pragas.
Como adaptar o fumigador a uma motosserra
Com a motosserra desligada e o sabre e a corrente removidos, o eixo de transmissão do fumigador deve ser posicionado no encaixe da motosserra, alinhando o pino guia e as ranhuras do eixo e empurrado até o limite. Em seguida, deve-se travar o sistema com o dispositivo de segurança. O reservatório de produto deve ser instalado na base ou suporte do implemento e a mangueira de pulverização conectada ao bocal de saída do fumigador. Por fim, deve-se averiguar se todas as conexões estão vedadas.
Antes de iniciar o uso, deve-se aferir se há ruídos anormais ou vazamentos. A seguir, a motosserra deve ser ligada em baixa rotação a fim de se verificar o acionamento do sistema do fumigador. É possível fazer ajustes na válvula de controle de vazão para adequar a taxa de aplicação ao tipo de produto e área de uso.
A utilização adequada da motosserra com roçadeira ou fumigador amplia a eficiência das atividades agrícolas. No entanto, o operador deve seguir com rigor as recomendações do fabricante e utilizar os equipamentos de proteção individual. Para um funcionamento seguro, os implementos devem ser devidamente fixados, checados e testados em baixa rotação antes do uso.
















Comentários