Perfuratrizes hidráulicas e pneumáticas: entenda as diferenças
- Débora Santos
- 5 de nov.
- 3 min de leitura
Perfuratrizes hidráulicas oferecem mais potência, enquanto pneumáticas são mais leves e de mais fácil manuseio

Os sistemas das perfuratrizes podem ser hidráulicos ou pneumáticos, diferindo-se pela forma que geram e transmitem a energia. Em geral, o sistema pneumático é mais adequado para trabalhos leves, em ambientes com restrição de peso ou necessidade de mobilidade, enquanto o hidráulico é indicado para operações pesadas e contínuas.
Perfuratriz pneumática
As perfuratrizes pneumáticas utilizam ar comprimido como fonte de energia. São tradicionalmente utilizadas em mineração, pedreiras, túneis, barragens, rodovias, obras subterrâneas e outros. Esse ar é direcionado por válvulas e dutos até os pistões internos da máquina, que transformam a energia pneumática em movimento.
Elas são ideais para trabalhos de construção mais leves, como manutenção de estradas e atividades que não demandam grande força. Tendem a ser mais econômicas e demandar manutenção com menor frequência do que as perfuratrizes hidráulicas. Há ainda modelos que injetam água ou ar comprimido na perfuração para refrigerar a broca e remover detritos, garantindo maior eficiência no avanço da perfuração. É possível controlar a pressão do ar, a frequência de impactos e a rotação, ajustando o desempenho conforme o tipo de material a ser perfurado.
Dentre suas principais vantagens, estão:
Resistência a altas temperaturas;
Menor risco de contaminação ou vazamento;
Baixa necessidade de manutenção;
Mais leves que as hidráulicas;
Menor custo.
Perfuratriz hidráulica
Já as perfuratrizes hidráulicas funcionam à base de um fluido sob alta pressão para transmitir força e movimento. Costumam ser usadas em construções civis, mineração, perfuração de poços, sondagens geotécnicas e ambientais e outros. Como fonte de energia, há duas possibilidades: as máquinas móveis possuem um motor à diesel, enquanto as fixas geralmente são elétricas. O motor aciona a bomba hidráulica, que pressuriza o óleo de maneira que o líquido seja direcionado para os cilindros, pistões ou motores hidráulicos. Em seguida, a energia hidráulica é convertida em movimento rotativo ou percussivo na haste de perfuração e a broca acoplada à máquina perfura o solo.
Por gerar alta pressão, o sistema hidráulico oferece maior força e precisão, sendo indicado para operações que exigem potência e controle.
Dentre suas principais vantagens, estão:
Alta potência em comparação às pneumáticas;
Maior precisão e controle (velocidade, pressão e torque ajustáveis);
Capacidade de perfurar solos resistentes;
Menor vibração transmitida ao operador;
Possibilidade de uso em ambientes diversos.
Entre as opções da linha hidráulica, dois modelos se destacam por equilibrar força, versatilidade e facilidade de manutenção: a HB-17 e a HT-17. Elas possuem força semelhante e atingem a mesma velocidade, repercutindo em rendimento eficiente. Contudo, a principal diferença entre elas está no eixo: a HB-17, que pertence à linha compacta, possui um eixo mais alongado, tornando-a mais pesada, enquanto a HT-17, da linha agrícola, é mais leve e seu manuseio mais ágil. Ambas são desenvolvidas para perfurações de até 600mm de diâmetro. Elas podem ser acopladas a guindastes, miniescavadeiras, minirretroescavadeiras, minicarregadeiras e outros.
Outras características das perfuratrizes
Além disso, além dos modelos tradicionais, existem as perfuratrizes portáteis, que são menores e destinadas a serviços mais simples. Elas podem ser utilizadas por um ou dois operadores e são comuns em pedreiras e mineração subterrânea. Por outro lado, as perfuratrizes de esteira são de médio porte e precisam ser acopladas a caminhões ou plataformas, sendo usadas a céu aberto. Estas proporcionam mobilidade, com capacidade de operar em diferentes ângulos, e são ideais para perfurar estacas escavadas. Podem ser transportadas para terrenos irregulares ou inclinados, e chegar a espaços que máquinas maiores não chegam.
Por fim, vale ressaltar que os instrumentos são feitos sob medida, de acordo com as especificações da máquina na qual serão utilizados. Sendo assim, pelo fato de a fabricação levar alguns dias, não há disponibilidade dos produtos para pronta-entrega. Após a fabricação, o equipamento está pronto para ser instalado e utilizado, já nas medidas solicitadas, junto a um par de mangueiras com engates rápidos. Portanto, as perfuratrizes da Bristol podem ser instaladas nos comandos e ligações hidráulicas já existentes na máquina do cliente, sem necessitar de nenhum tipo de adaptação.
















Comentários